Uma
das coisas que mais gosto quando vou ao cinema é observar a reação do público
na saída da sessão. Invariavelmente – e aí reside a beleza da sétima arte – nos
deparamos com percepções antagônicas.
Com
Antes da Meia Noite (Before Midnight)
isso fica muito evidente. Uns poucos saem bem decepcionados, mas a maioria
certamente capta as sutilezas do diretor Richard Linklater, que dividiu
com a dupla Ethan Hawke e Julie Delpy – exatamente os protagonistas Jesse
e Celine – o roteiro do último filme da trilogia, produzida em ciclos de
nove anos.
A
propósito, ter visto Antes do Amanhecer (1995) e Antes do Pôr-do-Sol (2004) ajuda,
claro, mas não é condição essencial para entender – e gostar – de Antes da Meia
Noite.
Até
o filme engrenar e focar no que interessa - a continuidade ou não da complexa e desgastada
relação entre Jesse e Celine - confesso que tive vontade de levantar e sair,
pois achei que Linklater havia errado a mão na continuação da franquia.
Pelo
contrário. Antes da Meia Noite é mais denso, real e reflexivo que seus
antecessores. Aos menos atentos, a
própria escolha da Grécia e suas seculares ruínas como pano de fundo é bastante
emblemática. A contemplação do pôr-do-sol, numa cena aparentemente
despretensiosa, idem. Vale a pena associá-los à problemática de Celine e Jesse e perceber o link.
O
doloroso embate do casal, cujo ápice ocorre em um quarto de hotel, é motivado
pela desilusão de Celine, com toques de feminismo, e pela desesperada tentativa
de Jesse de dissuadi-la da separação, na linha do “apesar de tudo, nem tudo
está perdido”.
Para
quem já viveu algo parecido, um convite à reflexão acerca do desgaste de longas
relações, onde, dependendo da perspectiva, alguns eventos podem servir para
afastar ou aproximar, e muitas vezes a argumentação e o poder de convencimento
podem mudar o curso dos acontecimentos.
P.S. Aos que adoram se ligar nos desafios e gafes dos continuístas, um
prato cheio: acompanhar a surrada camisa jeans
que Ethan/Jesse utiliza durante quase todo o filme. Uma diversão à parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário