sábado, 29 de dezembro de 2012

A Arca de Pi, ou O menino e o Mar



Se for para eleger um destaque em As Aventuras de Pi, de Ang Lee, fico, sem dúvida, com a belíssima fotografia. Difícil escolher a cena mais marcante. 

O naufrágio – o evento que provoca a grande virada da história – é de dar inveja aos criadores de Titanic.

No título do post, fiz uma brincadeira com o grande livro de Hemingway, O Velho e o Mar, pois a luta do adolescente Pi contra Richard Parker – o faminto tigre de bengala – lembra,  de certa forma, a lenta batalha do velho pescador contra o imenso marlin, embora com objetivos diferentes: Pi tenta, a todo custo, preservar a vida de ambos, a dele e a do felino.   

A luta do hindu, também, é bem mais extensa: são mais de duzentos dias de luta pela sobrevivência. A maior parte do filme se passa no mar, mas isso não o torna cansativo. 

Apesar do caráter alternativo, duvido que essa grande produção não brigue por várias estatuetas no Oscar 2013.

O diretor Ang Lee criou, num velho aeroporto da Ásia, um tanque gigantesco de 70x25 metros, com mais de dois milhões de litros de água. Motores de 150 cv geravam ondas de quase dois metros de altura.

O elenco é quase desconhecido. O nome de mais peso é do desnecessário Dépardieu.

 Uma ou outra cena foi feita com animais de verdade. Mas a maior parte, como era de se esperar, utilizou recursos de computação gráfica (CGI). A questão é que os efeitos de animação foto-realística dos animais são tão convincentes que chegamos até a imaginar como foram encontrar tigres, orangotangos, zebras e hienas tão bem treinados. Nada que lembre os movimentos pasteurizados de Final Fantasy. O 3D também foi usado na medida certa.

A película foi baseada no livro Life of Pi, de Yan Martel. Não nos esqueçamos, no entanto, que o escritor canadense confessou ter se baseado “de certa forma”, no livro Max e os Felinos, do gaúcho Moacyr Scliar, falecido em 2011.

Bem, na movimentada história, temos ainda ilhas carnívoras, divagações religiosas, bananas e multidões de suricatos.

Um baita filme!

2 comentários:

  1. O filme é realmente muito bom, porém fiquei com uma dúvida, banana boia??? kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei não, amigo Julião, você faz o teste (unitário, integrado, sistema e aceitação) e depois me conta. Grande abraço!!

      Excluir